sexta-feira, 13 de maio de 2011

Professores e alunos do CIEJA recebem a visita do Índio Awa Kuaray Wera

Com o intuito de falar sobre preconceito e racismo, o grupo de professores e alunos do CIEJA foram
agraciados com a presença do nosso amigo e parceiro Awa Kuaray Wera .
Foram momentos agradáveis onde pudemos saber um pouco mais sobre a realidade da população indígena e  principalmente, esclarecer dúvidas e ouvir histórias que nos sensibilizaram .






Ficamos felizes em saber que a cidade de Guarulhos terá em breve um núcleo de referência indígena , no CEA City (rua Reinaldo Cesar de Oliveira, s/nº, Jardim City) O anúncio foi feito na terça-feira (19), Dia do Índio, pelo chefe de gabinete da Prefeitura, Rafael Paredes, durante encontro realizado no Paço Municipal com membros das etnias Tupi-guarani, Pankararé e Pataxó da Associação Arte Nativa Indígena de Guarulhos .

Com certeza nós, alunos e professores do CIEJA Campo Limpo estaremos presentes no dia da inauguração .


Para o presidente da associação, Awa Kuaray Wera, hoje há muito para comemorar. “Este é um dia especial e temos que agradecer a Nhanderú (Deus em Tupi-Guarani) pelo local no Jardim City. Isso irá contribuir para a promoção da nossa cultura. O índio é um patrimônio que muito antes do não- índio chegar, já estava aqui”, afirmou Awa, que aproveitou para encaminhar uma proposta de um museu indígena com espaço para apresentação de danças, exposição de objetos. oficinas de artesanato, entre outras atividades.

VOCÊ SABIA???

Que a cidade de Guarulhos conta com uma população de mais de 300 indígenas de várias etnias (Pankararu, Pankararú, Tupi-guarani, Terena, Wassu Cocal, Xavante, Guajajara, Pataxó, Geripankó, Xucuru, entre outras) vivendo em vários bairros como Ponte Alta, Soberana, Inoccop, São João, Pimentas, entre outros ?

Nenhum comentário: