terça-feira, 30 de agosto de 2011

Criando LAÇOS ...

É sempre bom poder conversar com pessoas que acreditam que " um outro mundo é possível " e que fazer  diferente - na educação - pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas .

Após ter conhecido o Jornalista Guga - da Revista Incluir - e sua família no evento UNIDIVERSIDADES , hoje tivemos o prazer de recebê-lo no CIEJA .

Foi uma tarde muito agradável e recheada de histórias .


Guga e alunos na SAAI .


 
" E assim vamos criando LAÇOS de amizade, afetividade e compartilhando saberes para a criação de outros saberes que possam renovar e redirecionar o nosso fazer " .     Prof. Billy



Esperamos vê-lo em breve e ficaremos contentes
em receber o Tiago em nosso espaço .



Guga Dorea é jornalista, Doutor em Sociologia e colaborador da Inclusive. Atua hoje em dia como professor de cursos de pós-graduação em Educação Inclusiva e do curso de especialização em síndrome de Down, organizado pelo Centro de Estudos e Pesquisas Clínicas (CEPEC), além de pesquisador e articulista nas áreas social, educacional e inclusiva. É também integrante do Instituto Futuro Educação, uma entidade sem fins lucrativos que tem como forma de atuação projetar e propor cursos, seminários e oficinas que abrangem desde a filosofia e a sociologia da diferença até a educação democrática e inclusiva.

 Contato: gugadorea@uol.com.br

domingo, 28 de agosto de 2011

Armando e Dóris na Livraria da Vila


Numa tarde muito agradável Professor Billy, seu aluno Matheus juntamente com sua mãe Ieda, prestigiaram Mônica Guttmann - Psicóloga , Arte-educadora, Arte-terapeuta e escritora - no lançamento de seus livros " Armando e a Rejeição " e " Dóris e as coisas mais importantes da vida ( dos humanos ) ".







Nos trabalhos que são realizados na sala de SAAI ( Sala de Acompanhamento e Apoio à Inclusão ) com os alunos e , no Café Terapêutico com os pais e seus filhos, utilizo os livros da autora pois estes, trazem lições preciosas para nossas vidas .

Trechos do livro Armando e a Rejeição :

Rejeição é o sentimento que possuímos quando não sabemos nos olhar direito, nos reconhecer, saber quem somos...

Quando temos medo de olhar para as coisas que não apreciamos em nós mesmos...

Quando vemos nos outros tudo aquilo que não conhecemos em nós mesmos !
 

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Docentes do CIEJA participaram na Câmara dos Vereadores do debate "Políticas Públicas de Inclusão para Pessoas com deficiência na Educação, Cultura e Esporte .



Fotos - Ricardo Moreno / CMSP


Foi realizado na manhã desta sexta-feira (26/08), no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo, o Seminário Políticas Públicas de Inclusão de Pessoas com Deficiência na Educação, Cultura e Esporte, evento que foi considerado pelo vereador Professor Claudio Fonseca, presidente da Comissão de Educação, “o de maior participação de público realizado neste ano na Câmara”.
O Salão Nobre da Casa ficou pequeno para os mais de 500 inscritos no seminário. Foi necessária a transmissão on-line do evento no Auditório Prestes Maia, localizado no 1º andar do Palácio Anchieta.

Incluir sem excluir

Claudio Fonseca (PPS)  destacou a importância da “inclusão sem a exclusão”.


Alexandre Alves Schneider,  secretário municipal de Educação, afirmou que a principal barreira para  a inclusão de pessoas com deficiência é "cultural".  Para ele, "o debate é relevante não só para a educação, mas para São Paulo”.
Segundo o secretário, é a primeira  vez na história que a Secretaria dispõe de orçamento  específico para atender alunos com deficiência: mais de 17 mil. “Contratamos mais de cinco mil profissionais especializados e, a  partir do próximo dia 10 de setembro, o Programa Inclui vai oferecer  aulas para esses profissionais todos os finais de semana”, disse.

Silvana Drago, também da Secretaria Municipal de Educação, destacou que o investimento na pasta  - que era de R$ 13,091 milhões de reais – passou para R$ 17 milhões. “As matrículas para as escolas municipais de ensino especial tiveram queda a partir do momento em que ficou assegurado, por meio de um decreto, vagas para alunos com deficiência no ensino regular”.

 Marcos Belizário fez questão de lembrar: “de acordo com a nossa Constituição, todas as pessoas tem o direito de ir e vir”. Aproveitou para anunciar que a Prefeitura de São Paulo realizará um novo censo na cidade para definir o perfil das pessoas com deficiência.
“Serão distribuídos formulários em todas as residências para sabermos quantas são as pessoas com deficiência e quais são as necessidades”. Belizário reconhece que a cidade de São Paulo nunca teve um olhar voltado para essas questões. “São mais de 500 anos que a cidade foi se edificando sem ter um olhar voltado para a acessibilidade. Agora estamos correndo atrás do tempo perdido”, disse.
Ele relembrou que, no começo de agosto deste ano, a Câmara Municipal recebeu versões em braile da Lei Orgânica do Município. “A Câmara também tem a Ouvidoria com atendimento também em braile e a Prodam possui um projeto de uma central de libras para atender a população que liga no telefone 192. De qualquer local, o deficiente auditivo pode se comunicar por meio de uma webcam”, disse.
Por fim, o secretário revelou  um "sonho": "de um dia não existir mais a Secretaria." “Eu tenho esse sonho. Isso seria possível com a conscientização das pessoas sobre o assunto. Se algum dia chegarmos a esse ponto, não haverá mais a necessidade de existirmos”, finalizou.

Júlio Botelho afirmou que cidadania é “o reconhecimento dos direitos adquiridos pelas pessoas”. Ele também destacou ser contra o termo políticas públicas de inclusão. “Dizer políticas públicas de inclusão acentua ainda mais que as pessoas têm deficiências físicas, quando na verdade seria muito melhor dizer políticas públicas de inclusivas”.

“Temos que trabalhar visando tirar do papel as leis que tratam desse tema e dar a execução  para que essas pessoas estejam incluídas de fato na vida da cidade”, disse Botelho.

Também participaram do seminário os vereadores: José Police Neto (sem partido), presidente da Câmara; Floriano Pesaro (PSDB); Claudinho de Souza (PSDB); Alfredinho (PT); Attila Russomanno (PP); Netinho de Paula (PC do B) e Agnaldo Timóteo (PR).

Texto extraído do Portal do Vereador Claudio Fonseca .

domingo, 21 de agosto de 2011

Vamos jogar???


  A FMU, em parceria com a Retoque Comunicação e o LivroClip, apresenta o Game da Reforma Ortográfica, uma maneira
interativa e divertida de aprender mais sobre
as novas regras da língua portuguesa.

Confira o game abaixo e aproveite para conhecer mais sobre as alterações da reforma ortográfica.


sábado, 20 de agosto de 2011

CIEJA : Espaço de contos e encontros ...

O vídeo a seguir mostra a conversa do jovem Bruno com Êda Luiz que, após participar de um evento no CEU Casa Blanca onde Êda falou um pouco sobre o CIEJA, veio
conferir de perto se tudo o que ouviu era verdade .



Comigo aconteceu assim também, após um curso de 6 meses de Educador Comunitário no CEU Cidade Dutra onde Êda participou , com a equipe do APRENDIZ, fiquei imaginando se tudo o que ouvia falar sobre o CIEJA era realmente verdade .

Êda sempre falava da escola e de seu grupo de professores e colaboradores com muito carinho .

Achava tudo muito inédito e inacreditável .

Sinceramente, duvidava de muita coisa que ela falava sobre o CIEJA .

Devo confessar também que eu dava mais ouvidos para o que ela falava do que as idéias trazidas pelos professores e palestrantes .

É diferente ouvir frases e citações de renomados profissionais  quando você está perto de alguém que realmente acredita e que faz acontecer .

Conheci o CIEJA, me encantei e por aqui fiquei  .

Hoje me orgulho muito em fazer parte do grupo de colaboradores do CIEJA e afirmo que estamos no caminho certo mesmo com alguns tropeços .

A educação é o verdadeiro caminho para a transformação e esta, tem que ser de qualidade e garantida para todos .

Professor Billy

Relatos

Assistir a peça : A Poesia Secreta de Andréia, foi bom para mostrar as pessoas que devemos ter muita paciência com nossos filhos, independente de terem ou não deficiência .
Mostrou como é a luta das pessoas que convivem com pessoas com deficiência - ali representada pelo irmão da Andréia .
Deixa claro também a importância da vacinação das crianças pois a Andréia contraiu a doença mental depois de ter meningite
aos dois anos de idade .
A peça foi muito emocionante e foi uma lição de vida .



Relato de D.Elsa ( A querida vózinha do CIEJA e avó da Eledá) .

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Frases de Fernando Pessoa





 















( As frases acima aparecem na apresentação de fotos ) .

Quanta alegria !!!

BINGO NUMÉRICO

Alunos do Módulo I e suas professoras reunidos no Espaço Café - Terraço Verde, novo espaço do CIEJA Campo Limpo, trabalham com a construção numérica de forma descontraída .












quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Quem não chora não mama!!!

É o que diz um velho ditado popular.
No sábado 13 de agosto de 2011, eu (Neide) e minha colega Marina com seu filho Anderson, visitamos a 1ª edição da feira UNIDIVERSIDADES, na praça Luiz Gonzaga que fica no jardim Pirajussara em Taboão da Serra .
O dia estava maravilhoso porém, muito quente e , acredito que por causa da  pouca divulgação e do calor,  a presença do público ficou abaixo do esperado .Até mesmo um comerciante da região que observava de longe veio nos perguntar do que se tratava o evento .
Estávamos assistindo as apresentações de camarote, inclusive a do professor Billy que também divulgava o seu trabalho quando, em um dado momento, eu e minha colega Marina percebemos ali no espaço (barraca do Café Terapêutico) , dois objetos de divulgação ( canecas ) que já tinhamos desejado em outra ocasião. Mas, como foram confeccionadas com uma certa finalidade e, na ocasião explicado e entendido claramente, não conseguimos o nosso objeto de desejo .
Aconteceu que, quase um ano depois , não sei se por obra do destino ou força do desejo , elas ( as canecas ) surgiram inesperadamente em nossa frente e ai, foi só chorar um pouquinho e pronto.

Voltamos para casa bem mais contentes .


Texto de Josineide e Marina
Adaptações de Professor |Billy

Meninas, vocês mereceram o troféu !!!


segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Próximo Café Terapêutico Solidário

Próxima sexta-feira - 19.08.11

das 9h30 ás 11h00

Café Terapêutico Solidário
 
Tema : Inclusão é ...
 
Compareçam e descubram o que estaremos pedindo de colaboração solidária
e para quem será entregue a sua colaboração !!!
Eu participo !!!
 
Local : Espaço Café - Terraço Verde
CIEJA Campo Limpo
 

domingo, 14 de agosto de 2011

Palavras da Professora Fátima Rocha

Por que  UNIDIVERSIDADES ?  

Porque  somos  preciosamente únicos e diversos neste 
 universo  de  cores  e  sons .
Porque, embora diversos, somos  a união de  pessoas/instituições    
que  vislumbram  uma  sociedade livre de  discriminações, livre  
das desigualdades e  preconceitos    
que os  deficientes, e  demais  segmentos  da  sociedade ,   
encontram  para  ter acesso  à  educação, à saúde,   
ao trabalho, ao lazer, à qualidade de  vida e     
dignidade humana, enfim  à  efetiva  cidadania.

Deixo-lhes o meu carinho e abundância de bênçãos, grata  por terem  realizado este sonho que deixa em  todos nós, marcas de uma trajetória vitoriosa.
                                                                                                Fátima Rocha               
                                                     

FEIRA UNIDIVERSIDADES

Mesmo com um sol escaldante, alunos do CIEJA prestigiaram o evento UNIDIVERSIDADES que aconteceu na cidade de Taboão da Serra .


 

 
Professor Billy e Professora Fátima Rocha ( Amiga , guerreira e organizadora do evento ) .


Esse é o Maike, o mascote da Barraca do Café Terapêutico .


Amigos e alunos do CIEJA: Marina, Anderson, Neide, Enedita , Geralda , seu filho e  Concelita .  


                             Colaboradores : Luizinho e José Guilherme    
               

 Nossa aluna Cida e sua filha Francielli .

Professor Billy, Anderson, Marina e Neide .


Que essas flores possam representar nossa gratidão para todos aqueles que participaram da I Feira Unidiversidades .

Fórum de inclusão

Professor Billy e Êda Luiz participaram no auditório do Hospital M'Boi Mirim do Encontro das Amigas do Autista .








Ficamos imensamente gratos pelo convite feito pela Irmã Fillis e pelo amigo Lori .
Acreditamos que para que a inclusão aconteça de forma real, faz-se necessário a formação de redes que possam colaborar entre si.
Achamos muito importante a aproximação , neste fórum, dos representantes da saúde, educação, ministério público e ONGs juntamente com os familiares .
A família é o caminho que temos para descobrir as necessidades dos nossos amigos altistas e , juntos buscarmos os encaminhamentos para realização de nossas ações .

Parabéns à todos os participantes .  

Vale ressaltar que participam da reunião de organização do Fórum :

 Irmã Fillis, representando a Congregação Stos Mártires,
Psicólogo - Eduardo Mauro de Carvalho representado a Associação Guanumbi,
Prof. Billy -  Conselheiro Municipal em Direitos Humanos - representando o CIEJA Campo Limpo
 Lourivaldo Ribeiro representando o CEJAM – Centro de Estudos e Pesquisa Dr. João Amorim.