segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Mais filmes

Ataque de emoção

ataque de emoção

Stroke a chord
Duração: 26'
Diretor: Sarah Barton
Austrália / 2012
O filme conta a história de um coro formado por pessoas que sobreviveram a um derrame ou a um AVC, cuja conseqüência foi a afasia. Eles cantam, apesar de não conseguirem falar, e preparam seu primeiro grande show aberto ao público, realizado em um teatro de Ringwood, na Inglaterra.

Improvisação livre

mprovisação livre

Free Improvisation
Duração: 50'
Diretor: Doron Djerassi
Israel / 2011
Um retrato íntimo de Jean Claude Jones, um contrabaixista de vanguarda de sessenta anos, de Jerusalém, que dedicou sua vida à música, o elemento que mantém as pessoas unidas em sua vida. Desde que foi diagnosticado com MS, sua habilidade para continuar criando música está em perigo. O filme acompanha sua inusitada relação professor-aluno com o pianista prodígio de 11 anos Ariel Lanyi, que evolui para uma incomum e profunda amizade. Um filme sobre paixão, música, vida e o processo de “deixar rolar”.

Rótulos

rótulos

Labels
Duração: 26'
Diretor: Olga Arlauskas
Rússia / 2011
O filme nos mostra uma maneira diferente de ver as deficiências intelectuais, imparcial e livre de estereótipos e “rótulos”. A idéia principal é que as pessoas com deficiência intelectual têm direito de viver, ser amadas e bem-tratadas, como as outras pessoas. O filme conta com a participação de pais de crianças com, como eles dizem, “distúrbios intelectuais.

Bruscamente interrompido

bruscamente interrompido

Rudely Interrupted
Duração: 56'
Diretor: Benjamin & Susie Jones
Austrália / 2009
Bruscamente interrompido é uma banda de rock e o documentário que acompanha a turnê da banda desde os palcos dos pubs de Melbourne até o palco das Nações Unidas em Nova Iorque e a sequência das apresentações. Além dos desafios corriqueiros que qualquer banda em turnê enfrenta, o documentário retrata também a vida de cada um dos seus membros. Suas deficiências, apesar de evidentemente fazerem parte da história, ficam em segundo plano, para que seja mostrada a turnê e a dinâmica deste grupo ímpar. “Estamos aqui para mostrar para as pessoas o que podemos fazer; só porque temos uma deficiência, não quer dizer que não podemos fazer ROCK", diz Rory, o vocalista e compositor da banda.

Um dia especial
um dia especial
Duração: 90'
Diretor: Yuri Amorim
Brasil / 2013
"Um dia especial" acompanha o decorrer de um dia na vida de diversas famílias brasileiras com filhos autistas e outras síndromes raras (Rett, Angelman, etc). Ao final dessa jornada, que se repete diariamente, pais e mães se descobrem tão especiais quanto seus filhos.

Eu sinalizo, eu vivo

eu sinalizo, eu vivo

I sign, I live
Duração: 80'
Diretor: Anja Hiddinga e Jascha Blume
Holanda / 2012
Jasha é um jovem estudante de artes surdo, que não liga muito para o mundo ouvinte. Mas não tem como fugir desse mundo se quiser realizar suas ambições. Armado com sua câmera, ele visita a única moradia européia para idosos surdos e tenta descobrir como essas pessoas levaram suas vidas. Eles contam sobre sua juventude, quando a língua de sinais era proibida, e sobre sua luta contra constrangimentos e indignidades. A comunidade surda da Holanda é pequena e (como na maioria dos países) sua língua de sinais não é oficialmente reconhecida pelo governo. A luta pelo acesso e pela igualdade de oportunidades de trabalho e participação na sociedade está no topo da agenda do Movimento Surdo.

Estrangeiros

estrangeiros

Duração: 20'
Diretor: Sônia Machado Lima
Brasil / 2013
A fala tem poder e se impõe como forma superior de comunicação, forçando pessoas surdas a aprenderem a repetir sons que não conseguem ouvir. É um esforço tremendo – e é desgastante. Até que, muitas vezes chega o momento em que o surdo descobre que foi inútil o tempo em que tentou aprender algo que simplesmente não lhe servia. O filme pretende mostrar um caminho de descoberta, dúvida, silêncio, alegria, aceitação, incompreensão e afirmação.


filhos de surdos

Children of the deaf
Duração: 50'
Diretor: Marie-Eve Nadeau
França - Canadá / 2013
Documentário sobre a relação de filhos ouvintes de pais surdos com a língua, o som e o silêncio. Como eles combinam a cultura surda com a “cultura ouvinte”? Como lidam com a exclusão e o pertencimento nesses dois diferentes mundos?

Nenhum comentário: