sábado, 15 de março de 2014

Instituto Mara Gabrilli em paceria com o CIEJA Campo Limpo

 
 CIEJA Campo Limpo
Lugar de cantos, encantos, contos e encontros.

Quais são as mãos que fazem a diferença?
São as nossas mãos.
Juntos somos mais mais fortes em busca de uma sociedade realmente inclusiva.
                                                             Professor Billy

Êda Luiz, Alexandre ( psicólogo do Projeto Cadê você - do Instituto Mara Gabrilli ) e professor Billy

Conheçam um pouco do Projeto Cadê você.Cadê Você? é um projeto que localiza e identifica pessoas com deficiência, residentes nas comunidades mais carentes do Município de São Paulo e cria uma rede de proteção levando informações sobre os principais serviços existentes nas áreas: saúde, trabalho, esporte, acessibilidade, educação e direito.

Objetivos

Promover a inclusão das pessoas com deficiência residentes nas comunidades carentes da cidade de São Paulo por meio da sensibilização e disseminação de conhecimento de forma a criar uma rede de proteção e apoio para o público alvo e seus familiares.

  • Localizar população com deficiência residente em comunidades carentes;
  • Coletar dados sobre as condições de vida da população alvo;
  • Realizar visitas locais às pessoas e divulgar os serviços existentes*;
  • Sensibilizar educadores e serviços comunitários para inclusão;
  • Disponibilizar informações sobre serviços no site Cadê Você?;
  • Ao término do projeto, divulgar os resultados;
  • Avaliar e propor políticas públicas específicas;
  • Criar rede de proteção e apoio para a população com deficiência.

Serviços

  • Saúde
Distribuição de cartilhas material didático sobre os cuidados com a saúde da pessoa com deficiência | Serviço de informação: sobre instituições, postos de saúde e centros de reabilitação existentes na cidade de São Paulo.

  • Esporte e Cultura
Serviço de informação: informar a população sobre lugares e programas acessíveis para pessoas com deficiência, encaminhá-las e incentivá-las para a prática esportiva e formação cultural.

  • Transporte
Serviço de informação: informar a população sobre ATENDE, linhas de ônibus adaptado, terminais acessíveis, carteira especial, carteira de acompanhante, carteira do idoso.

  • Trabalho
Serviço de informação: informar a população sobre o direito à aposentadoria da pessoa com deficiência, sobre lei de cotas e sobre o centro cidadão | Centro do Cidadão: registrar currículo de pessoas com deficiência e encaminhá-las às vagas de emprego.

  • Social
Serviço de informação: informar a população sobre o benefícios sociais, isenção de impostos e garantias específicas para pessoas com deficiência.

Justificativa

A cidade de São Paulo possui aproximadamente 2 milhões de habitantes que moram em comunidades carentes. Conforme orientações da ONU, a estimativa é que cerca de 10% desta população são pessoas com deficiência.

O grau de vulnerabilidade dessa população é muito alto. Acredita-seque há um elevado número de pessoas com deficiência residentes na comunidade, que não são alvo de nenhum tipo de política pública e sofrem o abandono e exclusão social por falta de conhecimento de familiares e vizinhos.

Os movimentos populares que atuam no interior das comunidades carentes encontram enormes dificuldade de atuar com foco nessa população devido ao desconhecimento e preconceito da própria comunidade local. Não existe um número preciso nem qualquer estatística que assegure um perfil e as reais necessidades para inclusão dessa população na rotina da comunidade. É necessário identificar e propor políticas públicas nas áreas de saúde, trabalho, educação, transporte, esporte, cultura, acessibilidade arquitetônica e derrubar as barreiras de atitude.

Realização

O projeto Cadê Você? foi idealizado por Mara Gabrilli, fundadora do IMG - Instituto Mara Gabrilli.
Instituto Mara GabrilliO IMG foi fundado em 1997 pela publicitária e psicóloga Mara Gabrilli, que após sofrer um acidente de carro que a deixou tetraplégica decidiu criar a ONG, na época chamada de Projeto Próximo Passo, para promover pesquisas com células-tronco. Hoje renomeado como Instituto Mara Gabrilli e com um alcance mais abrangente tem como missão eliminar as barreiras físicas e atitudinais para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida em todos os âmbitos sociais visando promover a sua inclusão educacional, econômica, cultural, esportiva, e na defesa de um mundo de acessos universais, sem segregações: um mundo para todos.
Saiba mais sobre o IMG www.institutomaragabrilli.org.br

Nenhum comentário: