terça-feira, 30 de setembro de 2014

Inclusão se faz com união e ação.

Reunião muito agradável na subprefeitura de Campo Limpo com amigos e profissionais competentes.

Sérgio Roberto dos Santos - Subprefeito 
Professor Billy Silva
Marianne Pinotti - secretária - Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida
Eda Luiz - gestora do CIEJA Campo Limpo



Secretária da Pessoa com Deficiência vai ao Campo Limpo para encontro com a população
A população da região do Campo Limpo teve a oportunidade de dialogar com a secretária municipal e apresentar as principais necessidades em acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência
A população da região do Campo Limpo, zona sul, teve nesta terça-feira, 30 de setembro, a oportunidade de dialogar com a secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marianne Pinotti, e apresentar as principais necessidades em acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência. O encontro aconteceu na Subprefeitura e fez parte do Gabinete Itinerante, cujo objetivo é aproximar a Prefeitura dos cidadãos.

“Queremos sair da nossa caixinha, das nossas salas, para mostrar a todos o que a Prefeitura já vem fazendo nesses quase dois anos de gestão, mas principalmente, estamos aqui para ouvi-los”, informou a secretária Marianne. “Essa aproximação dos secretários municipais permite um relacionamento mais estreito entre os gabinetes e as reais demandas de cada território”, comentou o subprefeito do Campo Limpo, Sérgio Roberto do Santos.

A secretária aproveitou a oportunidade para destacar a participação social nesta gestão, com uma série de audiências e consultas públicas sobre os assuntos mais importantes para a cidade e apresentou um diagnóstico com os principais equipamentos e serviços de proteção social que já existem no Campo Limpo.
Tratando mais especificamente das ações destinadas às pessoas com deficiência, Marianne Pinotti detalhou sobre o Plano Municipal São Paulo Mais Inclusiva, que reúne 70 ações a serem executadas por 20 secretariais municipais até 2016. “Graças à adesão desta gestão ao Plano Nacional Viver Sem Limite, São Paulo pôde finalmente estruturar sua política pública para os cidadãos e cidadãs que possuem algum tipo de deficiência”. Entre as ações concretas que já estão acontecendo pela cidade, a secretária mencionou a Virada Esportiva de 2014, que contou, pela primeira vez, com uma Virada Paraesportiva com dezenas de modalidades adaptadas. Destacou ainda os concursos públicos da Guarda Civil Metropolitana, da Procuradoria Geral do Município, e da Secretaria de Saúde, que reservaram vagas para pessoas com deficiência. “Estamos avançando em diversas áreas, mas sabemos que os desafios ainda são enormes para termos uma cidade mais inclusiva. O importante é que estamos na direção correta e mudando uma cultura de exclusão”.

Entre as demandas apresentadas pelas pessoas presentes ao encontro, as mais citadas foram a ampliação do Serviço Atende de transporte porta a porta para pessoas impossibilitadas de usarem a frota convencional, maior acessibilidade nos equipamentos de saúde e utilização dos espaços dos CEUs para a prática esportiva de pessoas com deficiência. Em resposta, a secretária citou o novo decreto que regula o Atende e publicado nesta terça-feira, que amplia o serviço para pessoas surdocegas e com autismo. Marianne Pinotti falou também sobre o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde em garantir acessibilidade nas reformas e na construção dos novos equipamentos.

O professor Billy, do CIEJA Campo Limpo (Centro de Educação Integrada de Jovens e Adultos), aproveitou a oportunidade para ANUNCIAR o trabalho que a equipe vem realizando com 285 estudantes com deficiência. “Fazemos um Café Terapêutico com os pais e familiares dos estudantes, atividades culturais e até uma balada temática inclusiva”, comentou. Em seguida, sugeriu que os CIEJAs utilizassem também os CEUs para a promoção de atividades complementares. A secretária se comprometeu a levar a sugestão à Secretaria de Educação.

Nenhum comentário: