terça-feira, 30 de setembro de 2014

Contagem regressiva...

PREPARA!!!

Projeto Expedições Especiais Urbanas está chegando.

CIEJA Campo Limpo - Lugar de cantos, encantos, contos e encontros.









E a primavera chegou!!!

CIEJA CAMPO LIMPO 
 Lugar de cantos, encantos, contos e encontros . 



















Inclusão se faz com união e ação.

Reunião muito agradável na subprefeitura de Campo Limpo com amigos e profissionais competentes.

Sérgio Roberto dos Santos - Subprefeito 
Professor Billy Silva
Marianne Pinotti - secretária - Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida
Eda Luiz - gestora do CIEJA Campo Limpo



Secretária da Pessoa com Deficiência vai ao Campo Limpo para encontro com a população
A população da região do Campo Limpo teve a oportunidade de dialogar com a secretária municipal e apresentar as principais necessidades em acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência
A população da região do Campo Limpo, zona sul, teve nesta terça-feira, 30 de setembro, a oportunidade de dialogar com a secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marianne Pinotti, e apresentar as principais necessidades em acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência. O encontro aconteceu na Subprefeitura e fez parte do Gabinete Itinerante, cujo objetivo é aproximar a Prefeitura dos cidadãos.

“Queremos sair da nossa caixinha, das nossas salas, para mostrar a todos o que a Prefeitura já vem fazendo nesses quase dois anos de gestão, mas principalmente, estamos aqui para ouvi-los”, informou a secretária Marianne. “Essa aproximação dos secretários municipais permite um relacionamento mais estreito entre os gabinetes e as reais demandas de cada território”, comentou o subprefeito do Campo Limpo, Sérgio Roberto do Santos.

A secretária aproveitou a oportunidade para destacar a participação social nesta gestão, com uma série de audiências e consultas públicas sobre os assuntos mais importantes para a cidade e apresentou um diagnóstico com os principais equipamentos e serviços de proteção social que já existem no Campo Limpo.
Tratando mais especificamente das ações destinadas às pessoas com deficiência, Marianne Pinotti detalhou sobre o Plano Municipal São Paulo Mais Inclusiva, que reúne 70 ações a serem executadas por 20 secretariais municipais até 2016. “Graças à adesão desta gestão ao Plano Nacional Viver Sem Limite, São Paulo pôde finalmente estruturar sua política pública para os cidadãos e cidadãs que possuem algum tipo de deficiência”. Entre as ações concretas que já estão acontecendo pela cidade, a secretária mencionou a Virada Esportiva de 2014, que contou, pela primeira vez, com uma Virada Paraesportiva com dezenas de modalidades adaptadas. Destacou ainda os concursos públicos da Guarda Civil Metropolitana, da Procuradoria Geral do Município, e da Secretaria de Saúde, que reservaram vagas para pessoas com deficiência. “Estamos avançando em diversas áreas, mas sabemos que os desafios ainda são enormes para termos uma cidade mais inclusiva. O importante é que estamos na direção correta e mudando uma cultura de exclusão”.

Entre as demandas apresentadas pelas pessoas presentes ao encontro, as mais citadas foram a ampliação do Serviço Atende de transporte porta a porta para pessoas impossibilitadas de usarem a frota convencional, maior acessibilidade nos equipamentos de saúde e utilização dos espaços dos CEUs para a prática esportiva de pessoas com deficiência. Em resposta, a secretária citou o novo decreto que regula o Atende e publicado nesta terça-feira, que amplia o serviço para pessoas surdocegas e com autismo. Marianne Pinotti falou também sobre o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde em garantir acessibilidade nas reformas e na construção dos novos equipamentos.

O professor Billy, do CIEJA Campo Limpo (Centro de Educação Integrada de Jovens e Adultos), aproveitou a oportunidade para ANUNCIAR o trabalho que a equipe vem realizando com 285 estudantes com deficiência. “Fazemos um Café Terapêutico com os pais e familiares dos estudantes, atividades culturais e até uma balada temática inclusiva”, comentou. Em seguida, sugeriu que os CIEJAs utilizassem também os CEUs para a promoção de atividades complementares. A secretária se comprometeu a levar a sugestão à Secretaria de Educação.

domingo, 28 de setembro de 2014

Sobre Educação Integral

Especialistas discutem os desafios do professor de escolas de Educação Integral
Jéssica Moreira
do Centro de Referências em Educação Integral
Na Grécia Antiga, era na praça pública (ágora) que MESTRES como Sócrates e Platão se encontravam com seus discípulos para discutir política, cultura e ética. Alguns séculos depois, o papel exercido pela praça foi transferido para a instituição escolar, que, desde então, é vista como a principal fonte de saber e conhecimento. No século 21, o desafio é mostrar que tanto a praça quanto todo o restante da cidade podem ser espaços educativos e todas as pessoas que constroem tanto o espaço escolar como o o da comunidade são responsáveis pela educação de crianças e adolescentes.

Foi nessa perspectiva, saindo do prédio escolar e caminhando pela comunidade do entorno, que Eda Luiz, diretora do Cieja Campo Limpo, na capital paulista, descobriu que os estudantes poderiam contar também com os movimentos sociais, ONGs e comerciantes da região nos processos de aprendizagem. A articulação da diretora fez a população se envolver mais com a escola e compartilhar seus conhecimentos. Mães viraram educadoras. Integrantes de movimentos sociais tornaram-se educadores. A Unidade de Saúde local virou fonte de conhecimento e os professores que já atuavam no colégio puderam ampliar suas atividades.

Também nesse caminho, Severino “Billy” da Silva, que é professor de pessoas com deficiência no Cieja há mais de sete anos, entende que trabalhar em uma escola aberta à comunidade o ajudou a criar espaços de diálogo sobre inclusão com as famílias de seus estudantes. A prática cotidiana deu origem ao Café Terapêutico, em 2008. Atualmente, cerca de 70 pessoas participam todas as sextas-feiras do encontro, que vem fomentando o debate em toda a região sobre os direitos da pessoa com deficiência.
Billy afirma que a Educação Integral, que gera articulações entre escola e comunidade, garante que o estudante seja visto como um sujeito de direitos. “Dentro da sua proposta de educação integral, o Cieja Campo Limpo me possibilitou usar toda a minha criatividade em prol do trabalho educativo. Me sinto livre para criar uma infinidade de ações junto com alunos, familiares, comunidade e parceiros, o que enriquece o meu fazer pedagógico e, consequentemente, amplia os horizontes de conhecimentos de todos os envolvidos no processo”.
Na Grécia Antiga, era na praça pública (ágora) que mestres como Sócrates e Platão se encontravam...
JORNALGGN.COM.BR

domingo, 21 de setembro de 2014

PROFESSOR BILLY - UM OLHAR QUE VALORIZA

REATECH 2013 Professor Billy Performance Metade_0001

Dançar e sonhar 0001

VÍDEO FORMATURA PROJETO SUPERAÇÃO 0001

DEPOIMENTOS CAFÉ TERAPÊUTICO - CIEJA CAMPO LIMPO

VIDEO - CIEJA CAMPO LIMPO

Ilumine-se você também.

CIEJA Campo Limpo: Ilumine-se você também.: 21 de Setembro - Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência Esta é uma data muito recente, o que dá bem a dimensão do quanto ainda é ...

Ilumine-se você também.

21 de Setembro - Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Esta é uma data muito recente, o que dá bem a dimensão do quanto ainda é preciso fazer para que o respeito às diferenças seja observado em nossa sociedade. O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído por meio da Lei nº 11.133/2005, através de ação do 

Nosso convite???

Ilumine-se para esta causa...e assista o vídeo poema Ilumine-se de autoria do professor Billy.


Luz, câmera, ação...nosso foco é a inclusão.

E lá vamos nós concorrer ao prêmio Construindo a Nação 

2014 com o projeto "Luz ,câmera, ação - nosso foco é a

inclusão".
2012 - 2º lugar no estado de São Paulo - categoria EJA com o projeto Café Terapêutico.

2013 - 2º lugar no estado de São Paulo - categoria EJA com o projeto Solidariedade Animal na Escola  - Uma proposta de Educação Humanitária



Em 2014 estamos concorrendo ao prêmio com o projeto:

Luz, câmera, ação ...nosso foco é a inclusão .