sábado, 5 de setembro de 2015

Um convite musical.



Próxima sexta feira - 11.09.15  - das 09h30 às 11h00, teremos mais um encontro do Café Terapêutico com o tema 

" Quem canta encanta e seus males, estampa ". 


Contaremos com a presença de Rodrigo Del Arc que com muita sensibilidade e beleza conduzirá o encontro .








Nascido em São Paulo e criado pelo mundo afora, Rodrigo Del Arc se interessava por música desde cedo. Ainda criança arranhava o violão de seu avô e aos 11 anos compôs sua primeira canção. Em meio a discos de Bossa Nova, MPB e Rock, Rodrigo teve uma infância agitada e acabou morando em lugares distintos como Suíça e Tailândia, por conta da profissão de seu pai, que trabalhava com navios cargueiros.




O contato com essa diversidadede culturas foi fundamental na sua formação musical. Rodrigo passou a enxergar essas diferenças como uma forma de agregar novos pontos de vista à arte. Desde então, integra esse pensamento quando compõe suas canções, sempre sendo fiel às suas raízes e valorizando a riqueza de ritmos da nossa musica brasileira. Símbolo dessa pluralidade cultural do Brasil, São Paulo, cidade onde Rodrigo nasceu e mora atualmente, serviu de influencia para seu novo e segundo álbum, "Novo Ar”, que reúne canções originais e releituras. As letras e a sonoridade criadas por Rodrigo para “Novo Ar” refletem vida e o cotidiano nessa enorme e “multicultural” cidade brasileira, que Rodrigo carinhosamente chama de “The Big Pinapple” (uma brincadeira usando como referência o apelido carinhoso dado à NY por seus moradores: “Big Apple”). 
"Novo Ar” flutua entre o Pop, o Rock e a MPB e os funde a elementos rítmicos da Bossa Nova, do Samba, do Baião, do Ijexá e do Maracatu para criar um envolvente cenário sonoro misturando sons modernos à elementos tradicionais. O CD foi gravado no Brasil e mixado de forma totalmente analógica no lendário estúdio "The Mix Room” em Los Angeles.




O CD de estréia de Rodrigo, "A Kind Of Bossa” (2009) foi muito bem recebido no exterior, especialmente no Japão e na Coréia do Sul, com edições especiais do CD lançadas em cada um desses países. “A Kind of Bossa” também teve diversas faixas incluídas em compilações na Europa e na Ásia, incluindo a famosa “Tea For Two". No Brasil, Rodrigo teve bastante destaque na MTV e em diversas rádios.


A música une pessoas .


O que pode ser mais reconfortante do que ouvir no rádio uma música que marcou uma fase alegre da vida em um dia de desespero ou solidão? “A música une as pessoas. É o mais profundo medicamento não químico.” 

A afirmação é do neurologista inglês Oliver Sacks, autor do ótimo Alucinações musicais. Segundo ele, o poder da música para integrar e curar é fundamental. 

Para o escritor indiano Salman Rushdie, em seu romance O chão que ela pisa, a música é o dom divino que nos salva da miséria humana.

A ciência concorda com a poesia: ritmo, melodia e movimentos são exclusivos do homem, fundamentais na evolução humana e com efeitos ativos no cérebro. 

Nenhum comentário: