terça-feira, 8 de outubro de 2013

Vale a pena "Ler de novo" .

PRÓXIMA PARADA: CIEJA CAMPO LIMPO

donaeda
Hoje começa uma nova semana de pesquisas em campo, numa escola em São Paulo chamada Cieja Campo Limpo, localizada no bairro do Capão Redondo. Já visitamos o espaço duas vezes, nas quais ouvimos histórias incríveis, como a da dona Eda, a diretora do Cieja.
Abaixo, reproduzo um trecho de uma matéria, escrita por mim para a última edição da Vida Simples do ano passado, sobre a diretora da escola:
“Conhecimento te dá poder”, diz Êda Luiz, numa conversa realizada dentro de uma sala onde a todo momento pessoas batiam na porta e já entravam. Sua sala é um cômodo que não impede a entrada de ninguém, a porta está sempre aberta. No meio da conversa, aparece uma professora: “Oi, dona Êda, na escola em que trabalho, experimentamos uma das ideias que são desenvolvidas aqui, deu muito certo”. As pessoas falam com dona Êda como se ela fosse não apenas a diretora, mas também uma grande mãe, que cumprimenta com um abraço apertado.
O Cieja é um projeto da prefeitura, uma escola voltada para jovens e adultos que querem voltar aos estudos. Dona Êda transformou o Cieja do Campo Limpo em um lugar ainda mais especial, em que o aprendizado é percebido e experimentado dentro e fora das aulas. Há mulheres que até hoje frequentam as aulas sem contar aos maridos, porque sabem que, caso eles descubram, talvez elas sejam obrigadas a voltar para casa emtempo integral. A evasão de estudantes ainda é um problema, mas dona Êda enfatiza que muitos voltam depois de deixar a escola – saem, geralmente, porque encontram empregos e não por não gostar da proposta.

Nenhum comentário: